Burlesco (ê).[do it. burlesco] Adj. 1. Cômico (1). 2. Que invoca riso; cômico. 3. Ridiculamente cômico, grotesco, caricato: "Tão enfático e pedantesco é o esdrúxulo que ainda hoje é largamente explorado nas composições cômicas e nos versos burlescos”.(João Ribeiro, A Língua Nacional, p. 13). 4. Satírico, escarnecedor, chocarreiro, zombeteiro. S. m,. 5. Aquilo que provoca riso. Cômico. 6. O modo ou estilo burlesco. Aurélio Buarque de Holanda

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A Cia Burlesca realizará oficina gratuita de contação de histórias, ministrada por Mafá Nogueira, como contrapartida do FAC. A oficina terá carga horária de 12 horas/aula e será realizada nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro, das 19h00 às 22h00, na Escola Parque da 210/ 211 Norte. As vagas são limitadas a 20 pessoas, sendo 12 vagas asseguradas a professores de Escolas Parque e servidoras das bibliotecas públicas do DF . Aceitaremos inscrições além da oferta de vagas caso haja desistências.
Após a inscrição, entraremos em contato para confirmação de participação.

INSCREVA-SE AQUI.



OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Conteúdo programático:
Valores: O que são valores. Análise crítica dos valores que desejamos discutir no processo educacional. Quais os valores que devemos escolher. Valores comumente contidos nas histórias. Como esses valores abstratos são transmitidos.
Técnica da Narrativa: Modulando o volume de voz. Como estabelecer o limite da cumplicidade com a plateia e a facilidade de ser ouvido. Ajustando a velocidade. Noções básicas de dicção. Como a postura corporal influencia na clareza da voz.
Interpretação: As diferentes emoções e correspondentes modulações. Os estereótipos, como tirar proveito deles para facilitar a compreensão. Transmitindo emoções e situações através da postura corporal e de gestos.
Elementos da narração: Análise da história: enredo, fundo de cena, personagens, mensagem, ápice e final. Pontos fixos e pontos variáveis. Quando e como usar a criatividade.
Preparando e apresentando a história: Resumo: apresentação de um modelo de ficha guia. Treinamento. Preparando a plateia. Narrando, finalmente!
Recursos artísticos: Que tipo de recursos temos a disposição para narrar histórias.
Características dos principais recursos. Dramatização, teatro de animação, teatro de sombras, maquete, radionovela, slides, origami. Característica de cada recurso. Como escolher o adequado. Dicas práticas de como desenvolver estes recursos de forma criativa e econômica.

Resultado da oficina:
Ao término da oficina, serão realizadas três apresentações com os educandos e a Cia Burlesca para a comunidade, onde eles poderão realizar as contações de histórias utilizando as técnicas abordadas na oficina. O projeto “sugere” que as apresentações sejam realizadas em locais de vulnerabilidade como: hospitais, asilos, presídios, unidades de medida sócio educativas, CAPS, creches, escolas ou instituições do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário