Burlesco (ê).[do it. burlesco] Adj. 1. Cômico (1). 2. Que invoca riso; cômico. 3. Ridiculamente cômico, grotesco, caricato: "Tão enfático e pedantesco é o esdrúxulo que ainda hoje é largamente explorado nas composições cômicas e nos versos burlescos”.(João Ribeiro, A Língua Nacional, p. 13). 4. Satírico, escarnecedor, chocarreiro, zombeteiro. S. m,. 5. Aquilo que provoca riso. Cômico. 6. O modo ou estilo burlesco. Aurélio Buarque de Holanda

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

OFICINA GRATUITA DE TEATRO POLÍTICO PARA ATORES 

A Cia Burlesca realizará oficina gratuita de Teatro Político, ministrada por Mafá Nogueira, como contrapartida do FAC. A oficina terá carga horária de 12 horas/aula e será realizada nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro, das 19h00 às 22h00, na Escola Parque da 210/ 211 Norte. As vagas são limitadas a 20 pessoas, sendo 08 vagas asseguradas a professores de Escolas Parque. Aceitaremos inscrições além da oferta de vagas caso haja desistências. 
Após a inscrição, entraremos em contato para confirmação de participação.




OFICINA DE TEATRO POLÍTICO

Objetivos da oficina:
· Despertar através do teatro consciência de cidadania e sociedade, discutir, trabalhar e encenar temas importantes, responsáveis e pertinentes, transformando assim seus participantes em agentes multiplicadores de uma consciência cidadã.
· Com leituras de textos, discussões sobre temas transversais, reflexões sobre assuntos clássicos e do quotidiano, despertar senso crítico e opinião própria, incentivando o discernimento intelectual e ampliação do universo cultural do aluno.
· Sensibilizar e envolver a comunidade na reflexão sobre as políticas públicas.

Programação Pedagógica da oficina:
Os principais objetivos durante as montagens e improvisos são a valorização do trabalho em equipe, a socialização, o respeito ao próximo, a responsabilidade e, principalmente, a conscientização da importância do indivíduo no âmbito coletivo.
Serão desenvolvidos em sala de aula exercícios de teatro (improvisação, leitura de texto, interpretação de texto, consciência espacial, coordenação motora, estímulo aos aparelhos sensoriais, expressão corporal, consciência corporal) e música (noções básicas de musicalização, ritmo, percussão, percepção, canto, percussão corporal).
Neste projeto “O Teatro do Oprimido” de Augusto Boal, o “Teatro Épico” de Bertolt Brecht, a “Memória Emotiva” de Cosntantín Stanilavisk, Viola Spolin, Anatol Rosenveld, Carl Marx e Nietsche são analisados em linguagens acessíveis e claras ampliando o universo cultural e estimulando o discernimento.


Mafá Nogueira

Trabalhando profissionalmente com teatro desde 1993, atuou em diversas companhias na cidade de São Paulo. Desde 1997 realiza oficinas de teatro para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e em situação de vulnerabilidade social. Em 2005 é convidado a integrar a Companhia do Latão, onde aprimora sua pesquisa sobre teatro e politica a passa a ser colaborador de grupos de teatro do MST, MTST, de sindicatos e de moradores de rua. Trabalhou com Antunes Filho, José Renato (fundador do teatro de Arena) Vladimir Capella, Sérgio de Carvalho entre outros. Em 2008 se transfere definitivamente para Brasília onde realiza oficinas de teatro em comunidades da periferia e Unidades de Internação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário